A Impisa iniciou suas atividades como PROJETO IMPISA, em 1993, realizando um Programa denominado “Acampamento Vivencial para Adolescentes”, cujo objetivo era criar um ambiente de aprendizagem em que adolescentes de 11 a 15 anos, de ambos os sexos, pudessem aperfeiçoar a capacidade de atuar em equipe, de avaliar riscos, de planejar, de fazer suas próprias escolhas, além de desenvolver a criatividade, a iniciativa e a autoconfiança, a partir das experiências vividas durante o processo., o que lhes possibilitaria ter uma ação no mundo instrumentalizada pela autopercepção, pela clareza de preferências, das necessidades, e do efeito de suas atitudes, gerando pertinência de comportamento e fomentando a autonomia. Este é um produto específico da Impisa, atualmente, e pode ser conhecido em um espaço próprio, aqui no site.
Desenvolvemos, ainda, entre outros programas, o programa intitulado “Vivência em Facilitação de Aprendizagem”, concebido para educadores, objetivando trabalhar a perspectiva Construcionista em educação, seja através de grupos abertos, seja através de grupos fechados com escolas.
Durante o ano de 1998, a Impisa concebeu o programa “Empreendedor Teen”, tendo realizado uma turma piloto do programa na Escola Monteiro Lobato, no período de setembro a dezembro do referido ano. Esta metodologia foi adquirida pelo sistema SEBRAE e pertence, hoje, ao SEBRAE-AL, que detém os direitos patrimoniais sobre o mesmo, mantendo a IMPISA os direitos autorais. O programa já foi implantado em Alagoas e em Pernambuco.
Ainda na área educacional, a IMPISA vem realizando um trabalho de consultoria a escolas e instituições educacionais, com vistas a levar o corpo técnico e o corpo docente a refletirem sobre atitudes e estratégias por ele adotadas no processo pedagógico, na relação com alunos e pais, e entre eles próprios, além de treinamento em temas específicos.
O Núcelo Educacional da IMPISA se propõe a atuar junto a escolas e instituições educacionais em geral, fazendo assessoramento pedagógico e atuando com o desenvolvimento de programas específicos.